Instinct desenvolve metaverso do Café Joyeux
PRESS RELEASE
4 de jul. de 2024
Monte Estoril, 4 de julho de 2024.
A Instinct desenvolveu o primeiro espaço no metaverso do Café Joyeux, a primeira família de cafés-restaurantes solidários e inclusivos que está presente em França, Portugal, Bélgica e Estados Unidos.
A partir de agora, qualquer pessoa pode aceder ao metaverso do Café Joyeux através do site joyeux.pt/metaverso. Basta apenas criar um avatar ou entrar anonimamente, com um avatar aleatório. A receção de boas-vindas ao espaço é feita por équipiers, jovens-adultos com dificuldades intelectuais e do desenvolvimento, interpretados por équipiers reais, que dão a conhecer a missão do Café Joyeux.
Nesta experiência virtual, os visitantes podem pedir um café, conversar com outros visitantes habituais, fazer um donativo, descobrir os produtos que podem encomendar para o mundo real ou ainda aceder à loja virtual onde é possível comprar equipamentos Joyeux para o seu avatar.
Este metaverso está disponível em português, francês e inglês, através de computador, tablet, smartphone ou óculos de realidade virtual.
“Hoje, no dia em que celebramos o primeiro aniversário do Café Joyeux de Cascais e o caminho de transformação positiva da sociedade para a inclusão, é o momento ideal para lançarmos uma novidade na qual Portugal é pioneiro: a chegada do Café Joyeux ao metaverso”, explica Filipa Pinto Coelho, Presidente da Associação VilacomVida e CEO do Joyeux em Portugal. “Inovar constantemente e captar a atenção de todas as faixas etárias, nomeadamente dos mais jovens – futuros profissionais – é extremamente relevante na nossa missão de promover uma sociedade mais aberta à diferença e capaz de não excluir ninguém.”
A entrada no metaverso do Café Joyeux tem como objetivo chegar às camadas mais jovens da população e muito ativas nos mundos virtuais, sensibilizando para a inclusão da diferença no mercado de trabalho através de uma experiência positiva.
Para Sandra Lucas Ribeiro, Managing partner da Instinct, “apoiar o Café Joyeux é, para nós, apoiar toda a sociedade a ser mais esclarecida, tolerante e mais responsável na verdadeira inclusão social. É notável o que o Café Joyeux e a Associação VilacomVida conseguiram fazer em tão pouco tempo, trazendo um novo olhar sobre a diferença que merece ser ampliado também nos mundos virtuais”.
Para além do Café Joyeux, a Instinct desenvolveu também os espaços metaverso da MEO, MEO Empresas, Fundação Altice, RFM e do Expresso.
Sobre a Instinct:
Fundada em 2012, em Lisboa, a Instinct foi uma das primeiras agências de inovação em Portugal com uma abordagem focada no utilizador (Human-Centered Design) e no estudo das empresas da nova economia, como a Google, Apple, Meta, Amazon, Uber, Tesla, Airbnb, Netflix, SpaceX, etc. Com a missão de ajudar as grandes empresas a inovar com convicção, responsabilidade, impacto, simplicidade e elegância, a Instinct tem abraçado grandes missões com empresas como a MEO, Sonae Sierra, Via Verde, Media Capital, Fidelidade, entre outras, tendo ajudado, este ano, a Associação VilaComVida e o Café Joyeux na identificação de segmentos comportamentais e no desenvolvimento de várias soluções inovadoras.
Sobre o Café Joyeux:
O Café Joyeux é a primeira família de cafés-restaurantes solidários e inclusivos, nascida em França em 2017, que emprega e forma pessoas com dificuldades intelectuais e do desenvolvimento. Um conceito pioneiro trazido para Portugal pela Associação VilacomVida em 2021, data em que abriu o seu primeiro café-restaurante na Rua de São Bento, em Lisboa. Atualmente esta associação conta com um total de 4 Cafés Joyeux em Lisboa e Cascais e gere uma loja da Zara Home For&From, situada no Freeport Lisboa Fashion Outlet, em Alcochete, empregando diretamente, no total 43 pessoas com diferentes dificuldades.